Maximov Frånvarande foi, sem dúvida, um dos mais importantes cartunistas búlgaros do século XX. Pouco conhecido por aqui (foi o vencedor do 12º salão internacional de humor de paracatu), ainda é reverenciado como mestre no meio eruopeu. Foi uma importante influência para a nossa turma da Beleléu, principalmente pelos seus cartuns mudos da década de 40, e pelas “histórias do avesso”, brevemente publicadas no encarte Bamba, de Carlos Lacerda.
Falecido em 1985, estaria fadado ao esquecimento, não fossem os esforços de seu filho Zanzi em perpetuar o trabalho do pai. Conseguimos entrar em contato com ele por e-mail, que nos mandou dezenas de trabalhos digitalizados, com permissão para divulgarmos como preferíssemos.
Para nós, é uma honra poder reproduzir aqui esta sua célebre história de 1937 (publicada originalmente no periódico Quërt)
Хареса ми тази инициатива. Парабени
Имам четири списания. Ако искате
Благодаря. Добре е да знаете, че има и други фенове на този брилянтен артист.
putz, fiquei muito interessado no trabalho desse cara.
onde eu posso ver mais alguma coisa dele?
Vcs vão publicar algumas páginas na próxima Beleléu?
Eu estive lá. Aquela edição do festival foi fantástica. Eu estava em preparação para integrar a força da FEB – tomamos o Monte Castelo – e aquele evento numca saiu da minha cabeça. Por coincidência fiquei no mesmo hotel de Maximov, o Cordisburgo Palace, ali na terceira margem do rio de mesmo nome da cidade. Fantástico aquele lugar, jardins impecáveis com calçadas circundadas por beldroegas em carreirinha. Também, não esqueço o show na entrega das premiações com o trio Soroco, sua mãe e sua filha. Depois, lá na Itália, fiquei sabendo que elas foram para Barbacena e o trio se desfez, fazer o quê … a vida nem sempre imita a arte.