Mural / Beleléu + Nosotros

O Instituto Galpão Gamboa acaba de inaugurar a sua garagem, um espaço para shows e festas na zona portuária do Rio. Fomos chamados para fazer um dos murais que compõem o local, junto com Gabi Carrera e Antônio Guedes.

 

Elcerdo, Stêvz e Victor Marcello (do Projeto Nosotros) desenvolveram esse iceberg malucão aí embaixo.

Para uma explicação mais contundente dos porquês e comos:
.\\

Os artistas dos coletivos Beleléu / Nosostros assinam um mural que se utilizada forma bruta do espaço da garagem, interagindo com ele. A divisão, a meia altura, da parede, sugere o horizonte e o oceano onde flutua um emblemático iceberg geométrico. Dele, desprendem-se objetos improváveis, numa falsa explicação que abre margem às mais diversas interpretações.
.
A pintura – já gasta – da parede, é dividida em duas partes: no topo o céu, a superfície, o visível – embaixo o oceano, o profundo e submerso. Um iceberg flutua sobre os dois campos, ligando consciente individual e inconsciente coletivo. Os itens sobrepostos, ao redor, sugerem interpretações e sentidos ocultos ao artefato central, como uma apropriação sobre a apropriação anterior do espaço.
As setas em forma de organograma ou índice de partes, revelam caminhos improváveis de livre associação que, no fundo, não chegam a lugar nenhum: o iceberg não existe, e não serve pra nada.

.

.\










Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>